domingo, 13 de novembro de 2016

Respira que: Vai começar a obra!

O Grito - Edvard Munch

“- SOCORROOO!!!” 

Quem nunca quis gritar bem alto quando começou uma obra ou mesmo aquela reforminha “bem simples”!?

Calma! A construção, reforma ou a décor podem ser bem mais tranquilas quando  planejadas, então antes de entrar com tudo em uma, PARE, PENSE e PLANEJE  bem, antes que o sonho vire um pesadelo, demore muito e o gasto seja maior do que o previsto.

Contratar um profissional especializado já é um grande passo para não ter dor de cabeça, já que esse vai definir de uma forma clara tudo aquilo que você quer e precisa no seu projeto. 

Daí você pergunta “- É caro? ” ou então - "Preciso mesmo? Eu já sei o que quero fazer!"

O profissional se especializou para isso, portanto cobra o justo para essa assessoria, e mesmo que você já saiba o que quer a opinião de uma pessoa especializada pode apontar soluções mais viáveis ou que se encaixem melhor dentro do seu projeto.

Onde achar esse profissional? Pela internet você pode ver os portfólios e sites de arquitetos, engenheiros, design de interiores e paisagistas da sua cidade ou de outros tantos lugares, e assim achar um com quem se identifique ... Além da boa e velha indicação de pessoas de sua confiança que já passaram pela experiencia da reforma ou construção. 
Lembre-se: sempre haverá profissionais capacitadíssimos e dentro das suas possibilidades! 

Depois de definido o profissional e o projeto chegamos em uma etapa que muitos deixariam de lado, mas é essencial: ORÇAMENTO com os profissionais que vão realizar a obra, QUANTIFICAÇÃO de materiais, COTAÇÃO de preços e CRONOGRAMA da obra. 
FAÇA! É uma forma de economia tanto de materiais como de dinheiro e tempo! 

Indecisões e mudanças no projeto representam um gasto desnecessário, então pense bem ainda quando estiver colocando tudo no papel, evite modismos, principalmente nos acabamentos, e compras por impulso.

CUIDADO, quem nunca viu um pedreiro ou um pintor, por exemplo, desaparecer no meio da obra? Já aconteceu comigo! Por isso, sempre peça indicação para pessoas de sua confiança.

Não faça nada de supetão, e leve em consideração essas dicas básicas  que vão te ajudar a economizar e ter uma obra, dentro do possível, tranquila!

Nenhum comentário:

Postar um comentário